
Se a sua empresa está a começar a dar os primeiros passos, o ideal é criar um logotipo para ajudar a criar reconhecimento do seu nome ou da sua marca, mas também desenvolver uma identidade coesa na utilização do logotipo como na criação de todos os objectos gráficos associados como estacionário, material publicitário, redes sociais ou um website. Uma identidade corporativa que não mantenha uma uniformidade e fio condutor, vai criar confusão nos seus possíveis clientes e não gera confiança para fechar negócios.
O seu logotipo pode vir a sofrer atualizações com o tempo, desde que façam sentido quer seja para atualização da marca ou um novo posicionamento no mercado, o importante a registar é que uma imagem de empresa não deve ser estática, evoluir também na identidade corporativa vai permitir estar a par dos mercados, das tendências e dos seus clientes. A forma como altera o seu logotipo no futuro, deverásempre manter alguns aspectos do seu logotipo inicial, uer seja a nível de conceito, lettering ou cores. Mudanças bruscas só fazem sentido no facto de mudar completamente de objectivos com a sua empresa ou marca. Ms para já ficam alguns pontos a considerar para a criação inicial do logotipo para a sua empresa
01. Menos é mais
O logotipo é a representação base da sua empresa e para que se torne facilmente reconhecível com o tempo, o ideal é que nada seja supérfluo na sua imagem e que cada aspecto como a tipografia, o símbolo ou a cor sejam adequados à mensagem da sua empresa. Elementos superflúos vão sobrecarregar o conceito ou a mensagem do seu logotipo, assim como elementos não adequados ao seu mercado ou cliente, vão interferir com a criação de uma ligação com os seus possíveis clientes.
Exemplo: Imagine que quer criar um logotipo para uma loja de surf, pode pensar em conceitos como ondas, uma prancha de surf, peixes, palmeiras. Numa primeira abordagem o logotipo até pode ter estes elementos todos ao mesmo tempo num símbolo, mas pense por exemplo onde vai usar o seu logotipo como na fachada da sua loja, aí vai precisar de mais destaque para o nome e o símbolo vai usar mais pequeno, se for muito complexo não vai consegui passar o seu conceito de uma forma imediata. Talvez algo mais simples como uma prancha de surf e umas ondas apenas seja mais reconhecível.
02. Pesquise antes
E porque já existem outros concorrentes e muitas empresas no mercado, faça alguma pesquisa antes de pensar no nome ou criar o seu logotipo, o ideal é que o seu nome e imagem sejam únicos, para que consiga um melhor posicionamento para esse nome no Google, por exemplo.
Um nome muito próximo com o seu concorrente direto, será que o vai ajudar ou prejudicar? Usar a mesma cor que ele usa só vai confundir os seus possíveis clientes. Se o concorrente usa a cor azul, talvez possa a cor verde para de diferenciar no mercado.
03. Imagine o cliente
Vender para um cliente de idade ou sexo diferente ou de estratos sociais diferentes, não é a mesma coisa, por isso imaginar o seu cliente, criando um género de persona, facilita na hora de saber qual o feeling e mensagem que quer passar com a sua imagem corporativa.
04. Sempre atual
Com o mundo em constante mudança, estar atual é absolutamente necessário e no design também existem tendências ou certos looks que determinam áreas de negócio. Por isso há que fazer alguma pesquisa para saber o que os concorrentes andam a fazer para que a sua imagem não pareça do século passado.
05. Ter um conceito
Fazer só porque é bonito não é de todo o papel do design, este deve ter sempre uma função ou comunicar alguma coisa. Por isso um logotipo sem um conceito é como uma concha vazia, bonito mas sem substância e se quer que o seu logotipo perdure e seja reconhecível, ter um conceito é muito importante.
06. Crie um esboço
Ninguém melhor do que você sabe o que é melhor para a sua empresa, e por isso que tal fazer um pequeno esboço do que tem em mente para o seu logotipo? Conte connosco para o aconselhar na criação do mesmo e tornar a sua visão num desenho vectorial que possa usar em todos os suportes.
07. Tenha em atenção o tipo de letra e as cores usadas
Criando um conceito para o seu logotipo, há que ter em atenção todas as outras características como as cores e tipos de letras, que ajudem a compor e a fortalecer o conceito que decidiu criar para o seu logotipo e que tenham a ver com o seu negócio. Se é uma empresa na área da sustentabilidade por exemplo, fará sentido usar por exemplo tons verdes ou azuis e não vermelhos. Se quer dar uma imagem de empresa moderna deve escolher um tipo de letra mais moderno, com letras sem serifa como por exemplo Arial.
08. Contrate um designer profisssional
Criar um logotipo exige algum esforço de desenvolvimento e contratando um profissional pode sempre partindo de um cocneito, explorar algumas ideias, ir vendo o que funciona e não funciona até chegar a um logotipo que funcione e seja um reflexo de si e da sua empresa. Para além de ter um logotipo único, o designer também o pode ajudar a criar variantes, que sejam possíveis de aplicar num grande leque de circunstâncias.
09. Registe o seu logotipo ou marca
Não é obrigatório fazer o registo de um logotipo ou até do nome de uma amrca, no entanto se quiser estar protegido no futuro contra possíveis apropriações de nome, registar pelo menos o nome da sua marca (se for diferente do nome oficial da sua empresa) é altamente aconselhável. Para isso deve fazer o pedido directamente na entidade de registos INPI ou antes de começar a pensar no nome de uma amrca, pode também pesquisar por marcas registadas.
10. Desenvolva um manual de normas corporativas
Criou o seu logotipo e agora o que falta. Um Manual de Normas Corporativas, quer seja reduzido ao essencial indicado as cores e tipos de letra usados, quer seja um pouco mais detalhado, incluindo como devem ser usadas as diferentes variantes do logotipo ou até mais avançando, descrevendo uso de outros elementos ou como paginar objectos de estacionário ou publicidade, é certamente o componente essencial na definição da sua marca e na coesão e uso da mesma.